Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo não prevê mais pagamentos ao FMI este ano

Na proposta de Orçamento do Estado, foi revisto em baixo o valor a amortizar ao FMI este ano. Para 2017, a previsão mantém-se em 1,5 mil milhões de euros.

2º Mário Centeno, 1.199 notícias - O ministro das Finanças foi um dos protagonistas do ano e surge em segundo lugar, com uma média de três notícias por dia, menos de metade das do líder do seu Governo
Miguel Baltazar
14 de Outubro de 2016 às 20:54
  • 11
  • ...

O Estado já não vai fazer mais reembolsos antecipados ao FMI este ano, segundo os dados constantes na proposta de Orçamento do Estado para 2017. Este ano, Portugal já havia amortizado quase dois mil milhões de euros ao Fundo. No entanto, além daquele valor, chegou a prever reembolsar mais 6,6 mil milhões de euros ao longo de 2016.

Em Setembro, a agência que gere o crédito público, o IGCP, reviu em baixa numa apresentação a investidores o montante a reembolsar ainda no decurso de 2016, passando a prever amortizar até final do ano cerca de quatro mil milhões de euros, em vez dos 6,6 mil milhões de euros. Esse factor esteve relacionado com a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, banco em que o Estado irá injectar 2,7 mil milhões de euros. E foi uma forma de evitar o recurso a novas emissões de dívida ou a uma diminuição considerável da almofada financeira.

Os quatro mil milhões de euros a reembolsar estavam dependentes da venda de activos como o Novo Banco, por exemplo. No entanto, na proposta do OE para 2017, o Governo prevê que em 2016 o valor das amortizações antecipadas ao FMI se fique apenas pelos 1,97 mil milhões de euros pagos no início do ano.

Apesar deste corte, a estimativa para os reembolsos antecipados em 2017 não sofreu qualquer aumento. Mantém-se nos 1,5 mil milhões de euros que eram já previstos pelo IGCP. "Espera-se ainda prosseguir o processo de pagamento parcial antecipado do empréstimo do FMI, antevendo-se uma amortização no valor de aproximadamente 1,5 mil milhões de euros", refere o documento apresentado esta sexta-feira, 14 de Outubro, pelo Governo.

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado FMI IGCP Reembolsos Dívida Pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio