Notícia
António Costa: “Sólida e tranquila estabilidade orçamental aumenta estabilidade das escolhas políticas”
A proposta de Orçamento do Estado hoje aprovada no Parlamento permite prosseguir a trajetória de crescimento do país e assegurar o futuro, afirmou o primeiro-ministro no final do debate que culminou com a aprovação da proposta apenas com os votos favoráveis do PS.
"Os portugueses vão ter no ano de 2024 um Orçamento que prossegue a trajetória de melhoria dos rendimentos, promove o investimento e que protege o futuro", declarou esta quarta-feira o primeiro-ministro numa curta declaração aos jornalistas no final do debate da votação final global do Orçamento do Estado, no Parlamento.
"Ao longo destes oito anos foi possível demontrar que com uma política que apostasse em mais emprego, mais qualificações, mais inovação, nós teríamos mais investimento empresarial e capacidade de mais exportação", declarou. "Ao longo destes oito anos virámos a página da austeridade e tiramos o país de uma situação de défices excessivos para uma situação de sólida e tranquila estabilidade orçamental que aumenta agora a estabilidade das escolhas políticas".
Já nos Passos Perdidos e recusando responder a perguntas, António Costa sublinhou ainda que "o país tem hoje mais capacidade, tem mais liberdade, e portanto, seguramente, poderá prosseguir uma trajetória de continuada melhoria".
"Foram oito anos de convergencia económica com a União Europeia , o que não acontecia desde o início do século e é uma trajetória que seguramente vai ser prosseguida", rematou.
A proposta de Orçamento do Estado para 2024 foi aprovada apenas com os votos favoráveis dos deputados socialistas. Livre e PAN abstiveram-se e todos os outros partidos votaram contra.