Notícia
UTAP estima menos poupanças com PPP do que anunciado pelo Governo
O Governo estimou poupanças de 3,8 mil milhões de euros com renegociações de parcerias com privados em concessões rodoviárias. A Unidade Técnica aponta para 2,9 mil milhões.
A Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) contabiliza em 2,9 mil milhões de euros as poupanças com as renegociações iniciadas em 2012 das parceiras público-privadas (PPP) em concessões rodoviárias. O valor a preços correntes e já com IVA incluindo é inferior aos 3,8 mil milhões de euros anunciados pelo Governo, escreve o Público.
A estimativa da UTAP consta de um relatório publicado segunda-feira, dia 16 de Novembro, em que a unidade sistematiza as poupanças obtidas durante o processo negocial entre Estado e privados em que também participou.
Os dois principais contributos para a poupança chegam da redução da taxa de rendibilidade dos accionistas e da alteração do modelo de financiamento das grandes reparações.
Esta última poupança levantou dúvidas ao Tribunal de Contas (TC), escreve o Público que relembra que os juízes-conselheiros consideram que não existem garantias "de que o Estado não terá um aumento de encargos com estas reparações", o que os levou a enviar uma cópia dos nove contractos negociados para a secção do TC que faz a avaliação dos contractos ao longo da sua vida.
As PPP renegociadas dizem respeito aos contratos das concessões Interior Norte, Costa de Prata, Grande Porto, Beira Litoral/Beira Alta, Norte, Grande Lisboa, Algarve, Norte Litoral e Beira Interior.