Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo lança concurso para concessão do Hospital de Cascais

O Governo tenta manter hospital em mãos de privados e lança nova concessão, apesar da oposição do Bloco e do PCP, avança o Público. O Estado gastará 73 milhões com o contrato que está em vigor.

Ministro da Saúde - Adalberto Campos Fernandes
João Cortesão
03 de Janeiro de 2017 às 08:52
  • ...

O Governo vai lançar um novo concurso público internacional para a gestão em parceria público-privada do Hospital de Cascais. A notícia é avançada esta terça-feira, 3 de Janeiro, pelo jornal Público, que diz que a ideia – contestada por PCP e Bloco de Esquerda e apoiada pelo Presidente da República – é testar o mercado, para o Governo avaliar se no final as propostas são compensadoras para o Estado.

A decisão é suportada nas recomendações da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP) do Ministério das Finanças, que concluiu que a gestão em parceria público-privada (PPP) é mais vantajosa, tendo permitido uma poupança de 40 milhões de euros entre 2011 e 2015 em comparação com os custos estimados da gestão pública, apesar de ter apresentado piores indicadores de qualidade e eficácia.

A comissão também recomendou a alteração de parâmetros do futuro contrato, que não são referidos.

Com 277 camas e com planos de alargamento, o Hospital de Cascais custou, em 2015, 68,1 milhões de euros ao Estado, 16% dos encargos com as PPP na Saúde. Os custos são menores que os de Braga, Loures ou Vila Franca de Xira.

O contrato com o Lusíadas Saúde (UnitedHeatlth Group) tem a validade de dez anos e acaba em 2018. O Governo já tinha avisado o responsável pela clínica que não ia renovar directamente o contrato. Nada impede esta gestão de apresentar uma proposta.

Ver comentários
Saber mais Saúde PPP Lusíadas Saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio