Notícia
Juncker “muito preocupado” com orçamento português
O presidente da Comissão Europeia admite estar "muito preocupado". Já o comissário Moscovici diz ter um desejo: "Espero que Portugal consiga gerir as suas finanças públicas e que o faça com bom-senso".
Em declarações também à RTP, o comissário dos Assuntos Económicos Pierre Moscovici disse que as negociações com Lisboa ainda "prosseguem num clima construtivo" com o objectivo de fazer encaixar as propostas orçamentais nas regras europeias. Moscovici, socialista e antigo ministro francês das Finanças, recusou ainda a tese - que tem sido posta a correr pelo núcleo político de Costa - de que Bruxelas não quer que se admita que há uma alternativa em Lisboa para não dar trunfos a um governo socialista em Espanha. "Actuaríamos do mesmo modo, fosse um governo de esquerda ou de direita". Dizendo que não quer entrar em detalhes, Moscovici expressou antes um desejo: "que o país consiga gerir as finanças públicas e que o faça com bom-senso".
O projecto orçamental de Portugal vai a colégio para "acompanhamento e avaliação futura da Comissão", estando entre os pontos "B" da agenda, onde ficam arrumados os assuntos para decisão que têm de ser alvo de discussão política.
A exposição da situação aos demais comissários ficará a cargo de Pierre Moscovici, socialista próximo de Costa e antigo ministro francês das Finanças, e de Valdis Dombrovski, vice-presidente responsável pelo euro e antigo primeiro-ministro conservador da Letónia.
Como está previsto que os dois comissários façam uma apresentação oral, é provável que uma decisão sobre os passos a seguir seja tomada num momento ulterior. Mas, tendo em conta o atraso no processo orçamental (o esboço do OE deveria ter sido entregue até ao fim de Outubro ) e as "grandes divergências" que ainda ontem Bruxelas dizia persistirem com Lisboa, não é de descartar que a Comissão decida acelerar etapas.
Após a reunião, está prevista para as 14:30 de Lisboa (uma hora a mais em Estrasburgo) uma conferência de imprensa (pode assistir aqui).
(Notícia actualizada às 14:21)