Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo vai contestar inclusão do Banif no défice de Bruxelas

A injecção de 700 milhões de euros no Banif no início do ano não contará para a análise da troika, mas aumenta o défice oficial em 0,4 pontos percentuais.

A carregar o vídeo ...
23 de Outubro de 2013 às 12:55
  • 13
  • ...

A ministra das Finanças anunciou esta quarta-feira que o Governo vai contestar a consideração no défice orçamental da injecção de 700 milhões de euros no Banif operada no início de 2013, um valor que elevará o défice orçamental de 2013 em 0,4 pontos percentuais do PIB.

 

“Vamos contestar que os resultados do Banif sejam considerados dentro das contas públicas”, afirmou esta manhã no Parlamento Maria Luís Albuquerque, que discorda que o Banif não tenha “o mesmo tratamento que tiveram” as restantes injecções de capital em bancos no passado.

 

A decisão final será do Eurostat, o gabinete de estatística da Comissão Europeia, e só será conhecida em 2014, avançou a responsável.

 

Nas últimas previsões o Governo reviu em alta o défice orçamental deste ano de 5,5% para 5,9% do PIB, com derrapagens nas despesas com pessoal e consumos intermédios. O efeito do Banif é compensado pela previsão de receita do perdão fiscal anunciado este mês.

Ver comentários
Saber mais Banif Parlamento Maria Luís Albuquerque défice
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio