Notícia
Programa cautelar “não está definido e não está em discussão”
Ministra das Finanças diz que é impossível saber o que será um programa cautelar, mas avisa que um segundo resgate será mau.
O Governo não está a debater nem a discutir um programa cautelar com os credores garantiu esta quarta-feira a ministra das Finanças, que frisou ainda que não há qualquer precedente de um programa desse tipo, pelo que não é possível saber exactamente no que consiste.
Maria Luís Albuquerque está no Parlamento a explicar o Orçamento do Estado aos deputados respondia à deputada Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda sobre se “este é o orçamento do programa cautelar”, afirmando que “este é um orçamento para terminar este programa e garantir a sustentabilidade das contas públicas nos anos seguintes”.
A ministra das Finanças foi clara ao afirmar que, “neste momento, não conhecemos as características de um programa cautelar” pois não há qualquer precedente na Europa. “O que vier a ser eventualmente algum apoio [da troika] no regresso aos mercados, não é conhecido, não está definido e não está em discussão”, afirmou.
A responsável acrescentou, no entanto, que “sabemos o que é um segundo resgate e que esse é pior para os portugueses”, aludindo ao segundo resgate grego.