Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida do Estado aumenta três mil milhões de euros para entregar Banif

O défice público sobe 1,25%, mas a dívida pública aumentará 1,66% do PIB, revelam números da UTAO, partilhados nas redes sociais pelo deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro.

Rodrigo Gatinho
  • 9
  • ...

A recapitalização do Banif acrescentará 2.255 milhões de euros (1,25% do PIB) ao défice orçamental de 2015, mas a dívida pública subirá quase 3 mil milhões de euros (1,66% do PIB), revelam dados fornecidos pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) à Assembleia da República e divulgados pelo deputado Tiago Barbosa Ribeiro na sua conta de Twitter.


A dívida pública aumentará mais do que o défice orçamental, uma vez que a operação exigiu a emissão de perto de 750 milhões de euros de obrigações pelo Fundo de Resolução, que foram entregues ao Santander. Em troca, o Fundo de Resolução recebeu uma carteira de activos – muitos deles imobiliários – que o Santander recusou, e da qual poderá obter algum retorno.

Estes números revelam que o Estado injectou não 2.255 milhões de euros para realizar a operação (1.766 milhões de euros de capital via Tesouro e 489 milhões de euros via um empréstimo ao Fundo de resolução), mas antes três mil milhões de euros. O esforço dos contribuintes será reduzido em 150 milhões de euros que o Santander pagou pela instituição, mas poderá aumentar pelas garantias concedidas ao banco noutros activos (avaliadas em 750 milhões de euros).


Ver comentários
Saber mais Banif banca bancos twitter Tiago Barbosa Ribeiro UTAO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio