Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública aumenta em Novembro ainda sem efeito Banif (act)

O "stock" de dívida pública do Estado aumentou no penúltimo mês do ano, mas caiu se forem contabilizados os depósitos, que também aumentaram. Ainda não há efeito da recapitalização do Banif.

04 de Janeiro de 2016 às 12:01
  • ...

O "stock" de dívida pública aumentou dois mil milhões de euros em Novembro para os 231,3 mil milhões de euros. O valor não conta com o impacto da recapitalização do Banif, decidida na segunda quinzena de Dezembro. Parte deste aumento financiou uma subida de depósitos das Administrações Públicas, avançou o Banco de Portugal.

Segundo o banco central "em Novembro de 2015, a dívida pública situou-se em 231,3 mil milhões de euros, aumentando 2,0 mil milhões de euros face ao final do mês anterior", um aumento que reflectiu "um aumento de empréstimos (0,9 mil milhões de euros) e emissões líquidas positivas de títulos (1,0 mil milhões de euros), nomeadamente de obrigações do Tesouro".


O aumento de dívida pública foi acompanhado de um crescimento ainda mais acentuado dos depósitos das Administrações Públicas que, em Novembro, subiram cerca de 2,5 mil milhões de euros para 18,3 mil milhões de euros. Assim, contabiliza a autoridade monetária, a "dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma redução de 0,5 mil milhões face ao mês anterior, ascendendo a 213 mil milhões de euros no final de Novembro de 2015".

 

Estes valores não contabilizam ainda o efeito da recapitalização do Banif o qual exigirá financiamento público de cerca de três mil milhões de euros, devendo fazer subir o "stock" de dívida pública no final do ano. Se o Governo usar depósitos para financiar essas exigências de capital poderá minimizar ou eliminar o efeito na dívida global.

 

No final de final de Setembro o peso da dívida pública no PIB ascendeu a 130,5% do PIB (229,3 mil milhões de euros), longe da meta para o ano assumida pelo anterior executivo de 124,2% do PIB.



(Notícia actualizada às 12:15)

Ver comentários
Saber mais Dívida Pública Banco de Portugal depósitos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio