Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida pública aumenta para 229 mil milhões de euros em Agosto

Segundo os dados do Banco de Portugal, a dívida pública portuguesa aumentou ligeiramente entre Julho e Agosto deste ano, ultrapassando agora os 229 mil milhões de euros.

Carlos Costa é o 25.º Mais Poderoso 2015
O poder que teve ao dividir o BES em banco mau e Novo Banco é o que delapida o seu poder. O governador do Banco de Portugal foi este ano reconduzido no cargo, mas inicia o segundo mandato com menos poder formal e de facto. Sobem de tom as críticas e sofisticam-se os raciocínios sobre o que não fez para impedir que o BES chegasse onde chegou. Perspectivam-se anos, se não décadas, de litígios. E o centro nevrálgico da supervisão mudou-se para Frankfurt. A sua manutenção, embora sem consenso no Governo, revela que mantém algum poder.
20 de Outubro de 2015 às 11:55
  • ...

Os dados fazem parte do Boletim Estatístico do banco central, publicados esta manhã, 20 de Outubro. Segundo os mesmos, a dívida das Administrações Públicas na óptica de Maastricht – aquela que interessa para a avaliação da Comissão Europeia – cresceu pelo segundo mês consecutivo. Depois de se ter agravado quase dois mil milhões de euros em Julho, a dívida pública aumentou cerca de 150 milhões de euros em Agosto.

Os 229 mil milhões de euros de endividamento público não são o valor mais elevado dos últimos meses. Essa classificação pertence ao mês de Fevereiro, quando ultrapassou os 236 mil milhões. No entanto, o montante que se observa agora em Agosto é dois mil milhões de euros mais elevado do que no mesmo mês de 2014.

Por outro lado, se olharmos para a dívida subtraída dos depósitos – isto é, o dinheiro que o Estado detém como almofada – os dados do Banco de Portugal mostram um alívio em Agosto (face a Julho), mas continuam a apontar para um agravamento homólogo de mais de quatro mil milhões. Está agora próxima dos 213 mil milhões de euros. 

Recorde-se que o que interessa a Bruxelas é a dívida pública nesta óptica de Maastricht, mas apresentada em percentagem do produto interno bruto (PIB), de forma a espelhar o peso que o endividamento do Estado tem na economia. Porém, como ainda não foi publicado o valor do PIB do terceiro trimestre, para já, só temos acesso aos valores absolutos.

Ver comentários
Saber mais dívida pública contas públicas Banco de Portugal boletim estatístico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio