Notícia
Dívida pública aumenta para 229 mil milhões de euros em Agosto
Segundo os dados do Banco de Portugal, a dívida pública portuguesa aumentou ligeiramente entre Julho e Agosto deste ano, ultrapassando agora os 229 mil milhões de euros.
Os dados fazem parte do Boletim Estatístico do banco central, publicados esta manhã, 20 de Outubro. Segundo os mesmos, a dívida das Administrações Públicas na óptica de Maastricht – aquela que interessa para a avaliação da Comissão Europeia – cresceu pelo segundo mês consecutivo. Depois de se ter agravado quase dois mil milhões de euros em Julho, a dívida pública aumentou cerca de 150 milhões de euros em Agosto.
Os 229 mil milhões de euros de endividamento público não são o valor mais elevado dos últimos meses. Essa classificação pertence ao mês de Fevereiro, quando ultrapassou os 236 mil milhões. No entanto, o montante que se observa agora em Agosto é dois mil milhões de euros mais elevado do que no mesmo mês de 2014.
Por outro lado, se olharmos para a dívida subtraída dos depósitos – isto é, o dinheiro que o Estado detém como almofada – os dados do Banco de Portugal mostram um alívio em Agosto (face a Julho), mas continuam a apontar para um agravamento homólogo de mais de quatro mil milhões. Está agora próxima dos 213 mil milhões de euros.
Recorde-se que o que interessa a Bruxelas é a dívida pública nesta óptica de Maastricht, mas apresentada em percentagem do produto interno bruto (PIB), de forma a espelhar o peso que o endividamento do Estado tem na economia. Porém, como ainda não foi publicado o valor do PIB do terceiro trimestre, para já, só temos acesso aos valores absolutos.