Notícia
Excedente externo novamente reforçado em Agosto
O saldo externo da economia portuguesa voltou a melhorar em Agosto, ascendendo agora a um valor superior a 2,3 mil milhões de euros nos primeiros oito meses do ano.
O Boletim Estatístico do Banco de Portugal, publicado esta terça-feira, 20 de Outubro, revela boas notícias para o equilíbrio da economia portuguesa face ao exterior. A sua balança corrente e de capital – um saldo entre os pagamentos feitos e recebidos face ao resto do mundo – reforçou-se novamente em Agosto, superando agora os 2.328 milhões de euros.
Este resultado representa uma melhoria em comparação com o mesmo período de 2014, altura em que se fixou nos 1.935 milhões de euros.
A rubrica responsável por este resultado mais positivo foi a balança corrente, cujo excedente aumentou de 190 para 842 milhões de euros, quando se compara o período de Janeiro a Agosto de 2014 com Janeiro a Agosto de 2015. Uma melhoria homóloga de 652 milhões de euros, grande parte do qual (393 milhões) veio do saldo positivo da balança de bens e serviços - a diferença entre exportações e importações -, que se aproxima dos 2,3 mil milhões de euros.
Este reforço do excedente externo nacional é parcialmente anulado pela degradação de 258 milhões de euros da balança de capital, onde estão operações como as transferências da União Europeia. Ainda assim, o seu saldo mantém-se positivo nos 1.486 milhões de euros no período entre Janeiro e Agosto deste ano.
Recorde-se que a balança corrente e de capital era de apenas 134 milhões de euros em 2012, tendo disparado no ano seguinte para os 5.173 milhões, tendo em 2014 recuado para 3.514 milhões.