Notícia
Dívida pública cai em novembro pelo quarto mês consecutivo
A dívida das administrações públicas fixou-se nos 267,9 mil milhões de euros em novembro, atingindo o nível mais baixo em três anos, indicam os dados publicados pelo Banco de Portugal.
A dívida pública na ótica de Maastricht - a que conta para o cumprimento das regras dos tratados europeus - recuou em novembro para o nível mais baixo em três anos, mostram nesta terça-feira as estatísticas mensais da dívida publicadas pelo Banco de Portugal (BdP).
Segundo o BdP, em novembro a dívida pública diminuiu para 267,9 mil milhões de euros, o nível mais baixo desde novembro de 2020 (267 mil milhões de euros).
A redução face a outubro refletiu principalmente "a amortização parcial de empréstimos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), em 1,5 mil milhões de euros", refere a nota do BdP.
O banco central indica que os depósitos das administrações públicas reduziram-se em 2,5 mil milhões de euros. Assim, "deduzida desses depósitos, a dívida pública manteve-se nos 252,6 mil milhões de euros", adianta a publicação.
Em novembro, o ministro das Finanças, Fernando Medina, anunciou que o peso da dívida pública deverá ficar abaixo dos 103% do PIB em 2023.