Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras promete apresentar plano "viável" até ao fim da semana

O primeiro-ministro grego diz que apresentará um plano "economicamente viável" que permita pôr termo ao risco de saída do euro. Admite suavizar exigência de perdão de dívida.

Reuters
Negócios 07 de Julho de 2015 às 23:50
  • 14
  • ...

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras disse nesta terça-feira, no final de mais uma cimeira extraordinária sobre a Grécia, que está a procurar uma "última saída" para a crise que ponha termo ao cenário de 'Grexit', e prometeu apresentar propostas de reforma "economicamente viáveis" até ao fim desta semana a troco de um terceiro resgate europeu.

 

Contrariando o tom de dramatismo das declarações de Jean-Claude Juncker e de Donald Tusk, presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, que admitiram pela primeira vez estarem preparados para a saída da Grécia do euro, Tsipras disse que a "discussão foi realizada numa atmosfera positiva" e que doravante "o processo será rápido, começará nas próximas horas com o objectivo de o concluir até ao final da semana, o mais tardar".

"O lado grego vai continuar o esforço, tendo ao seu lado a forte arma do veredicto do povo grego,. a vontade de uma grande maioria de que haja um acordo viável para acabar com a discussão [sobre um Grexit] e que ofereça a perspectiva de finalmente sair da crise."

 

Alexis Tsipras havia prometido, após o referendo de domingo, que "dentro de 48 horas" haveria um acordo com os credores que permitiria o financiamento do Estado e a reabertura dos bancos.

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Grécia Jean-Claude Juncker Donald Tusk cimeiras
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio