Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras garante que só vai implementar o acordado com os credores. "Nada além disso".

O primeiro-ministro grego assegura que não vai haver mais medidas de reforma, além das que foram acordadas com os credores. Alexis Tsipras adianta ainda que uma reestruturação da dívida deverá ter lugar após a primeira avaliação do programa, em Novembro.

Reuters
29 de Julho de 2015 às 13:34
  • 4
  • ...

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras garantiu esta quarta-feira, 29 de Julho, que o seu Governo não vai implementar medidas de reforma além das que foram acordadas com os credores na cimeira da Zona Euro, realizada a 12 de Julho.

"Conheço muito bem o quadro do acordo que assinámos na cimeira da Zona Euro de 12 de Julho", afirmou Tsipras, em declarações à rádio Sto Kokkino. "Vamos implementar esses compromissos, independentemente de concordarmos ou não com eles. Nada além disso", garantiu.

As palavras do chefe do Governo grego surgem depois dos comentários da porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva, que sugeriu que Atenas teria de fazer mais nas próximas semanas, para poder fechar um acordo com os credores sobre o terceiro resgate ao país.

"São esperadas mais reformas por parte das autoridades gregas para permitir um desembolso rápido no âmbito do MEE", sublinhou a porta-voz, numa conferência de imprensa realizada na segunda-feira. "Isto também está a ser discutido agora." No entanto, a porta-voz notou ser ainda "prematuro" especificar quais as posteriores acções que Atenas terá de implementar. 

Na mesma entrevista, o primeiro-ministro mostrou-se confiante de que os credores da Grécia vão conceder uma reestruturação da dívida do país, justificando a sua insustentabilidade com o agravamento da situação económica.

"O que é crucial é que temos um compromisso para a reestruturação da dívida, que terá lugar após a primeira avaliação do programa, em Novembro", adiantou Tsipras, citado pelo Kathimerini.

A Grécia foi forçada a impor controlos de capitais e fechar os seus bancos a 28 de Junho, depois da decisão de Tsipras de realizar um referendo sobre as medidas propostas pelos credores. Os bancos reabriram com serviços limitados na semana passada, enquanto a bolsa permanece encerrada.

"Não me arrependo de nada do que aconteceu nos últimos cinco meses", assegurou o primeiro-ministro. "Quanto à economia, a situação é reversível".

 

As negociações entre o Governo grego e as equipas técnicas que representam os credores começaram oficialmente esta terça-feira, 28 de Julho e, segundo o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, estão a decorrer "em boas condições".

 

Numa entrevista concedida esta quarta-feira à Europe 1 radio, Moscovici disse ainda que a saída da Grécia da Zona Euro já não está em cima da mesa. "O Grexit já ficou para trás", assegurou.

 

O Governo de Alexis Tsipras quer evitar pedir um novo empréstimo intercalar e, por isso, pretende concluir um acordo antes de 20 de Agosto, data em que se vencem novos pagamentos ao BCE para os quais não há fundos disponíveis.

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Governo Zona Euro chefe do Governo porta-voz da Comissão Europeia Mina Andreeva Atenas Grécia Assuntos Económicos Pierre Moscovici BCE economia negócios e finanças política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio