Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Guindos: Economia espanhola cresce a um ritmo anual de 3,5% no primeiro semestre

O ministro espanhol das Finanças revelou esta segunda-feira que a economia está a crescer no primeiro semestre, e em termos anuais, a um ritmo mais próximo de 3,5% que de 3%. Espanha prepara-se ainda para fazer o terceiro reembolso da ajuda à banca já em Julho e, em relação à Grécia, Guindos acredita que o acordo com os credores vai ser alcançado nos próximos dias.

18 de Maio de 2015 às 12:02
  • 7
  • ...

A economia espanhola está a crescer a um ritmo próximo de 3,5% no primeiro semestre em termos anuais. A revelação foi feita pelo ministro espanhol das Finanças, Luis de Guindos (na foto), num pequeno-almoço de negócios, realizado esta segunda-feira, 18 de Maio, citado pela imprensa internacional.

 

O El País escreve que o governante revelou que a economia está a crescer em termos anualizados no primeiro semestre a um ritmo mais próximo dos 3,5% que dos 3%. De Abril a Junho deste ano, a economia poderá crescer em termos semelhantes aos primeiro trimestre do ano – época em que expandiu 0,9%. Por conseguinte, se este ritmo de crescimento se mantiver, a economia espanhola poderá encerrar este ano com um crescimento em torno dos 3,6%, de acordo com o ministro Luis de Guindos, citado pelo El País.

 

Já o Expansión adianta que o responsável sustentou que "todos os indicadores principais apontam para uma aceleração da actividade". 

 

Banca espanhola "solvente" e mais reembolsos antecipados a caminho

 

Em relação aos reembolsos do resgate à banca, o ministro das Finanças espanhol assinalou que o terceiro pagamento antecipado vai realizar-se no próximo mês de Julho, altura em que há uma "janela de oportunidade" junto do Mecanismo Europeu de Estabilidade que a Espanha prevê "aproveitar". 

 

Este mecanismo tem um perfil de vencimento que permite devolver parte do resgate à banca. O montante que vai ser reembolsado em Julho não foi especificado. Ainda assim, o responsável considera que o sistema financeiro do país actualmente está "solvente" e que isso contribui para a recuperação económica.

 

Em 2012, a Espanha recebeu 41.300 milhões de euros para apoiar o sistema financeiro do país, tendo já reembolsado antecipadamente 1.300 milhões de euros em 2014 e em Março deste ano pagou 1.500 milhões de euros, de acordo com o El País.

 

Acordo entre a Grécia e os credores nos próximos dias

Neste pequeno-almoço, Luis de Guindos mostrou-se confiante que um acordo entre a Grécia e os credores internacionais vai ser alcançado nos próximos dias, de acordo com a agência Associated Press. O responsável sustentou ainda que Atenas tem pouco tempo e o acordo entre as instituições internacionais e a Grécia é imperativo devido às dificuldades financeiras do país.

 

A Grécia tem de apresentar um conjunto amplo de reformas para que o acordo seja alcançado apontou o ministro espanhol, acrescentando que não tem conhecimento de nenhum plano alternativo caso um acordo não seja alcançado.

 

Ver comentários
Saber mais Luis de Guindos Mecanismo Europeu de Estabilidade Espanha Grécia Atenas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio