Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia estima crescer 2,9% no próximo ano

O Governo grego espera tirar a economia da recessão e alcançar praticamente um equilíbrio orçamental em 2015. A saída do programa de assistência está também agendada para o final do próximo ano, segundo as previsões da proposta de orçamento.

Bloomberg
Negócios 06 de Outubro de 2014 às 11:14
  • 18
  • ...

Depois de ter passado seis anos em recessão, a economia grega deverá recuperar marginalmente este ano e iniciar uma trajectória de crescimento mais robusto a partir do próximo ano. As estimativas constam da proposta de orçamento do Estado grego, cujas linhas gerais foram avançadas na manhã desta segunda-feira, dia 6 de Outubro.

 

Segundo relatos da imprensa internacional, o Governo helénico confirma a sua previsão de crescimento de 0,6% para este ano e, em 2015, espera que a economia avance mais 2,9%, tendo no consumo privado o seu principal combustível.

 

Na frente orçamental, espera-se alcançar um défice orçamental de 0,2% do PIB no próximo ano, contra os 0,8% do PIB previstos para 2014. A dívida pública, por seu turno, sofrerá um ligeiro ajustamento, dos actuais 318 mil milhões para os 316 mil milhões de euros.

 

As estimativas de crescimento revelam-se mais optimistas do que as previstas no programa de assistência financeira, onde o crescimento em 2015 não irá além dos 1,5% do PIB. Ainda assim, a elaboração do documento orçamental foi supervisionada e terá merecido o visto da troika, que na semana passada esteve de visita ao país.

 

Para o Governo grego, de resto, o plano de ajustamento está a correr bem: "Transformámos a actual estabilidade financeira num crescimento sustentado e em coesão social", adiantou o ministro das Finanças Christos Staïkouras esta manhã, citado pelo El País.

 

Os gregos esperam ainda terminar o programa de ajustamento no final de 2015, um ano antes do previsto. 

Ver comentários
Saber mais Crise financeira programa de assistência Orçamento do Estado Grécia troika
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio