Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas prepara chumbo ao orçamento francês

A Comissão Europeia deverá rejeitar a proposta de orçamento francês por falhar o défice e o défice estrutural, avança o Wall Street Journal. Em Bruxelas teme-se a generalização da ideia de que a austeridade é só para os pequenos.

Negócios 06 de Outubro de 2014 às 10:49
  • 28
  • ...

A Comissão Europeia prepara-se para rejeitar o orçamento francês para 2015, depois de o ministro das Finanças do país ter revelado que a trajectória de consolidação orçamental no próximo ano ficaria aquém da que estava inicialmente prevista. A notícia é avançada pelo Wall Street Journal que, citando fontes oficiais europeias, diz que este será um teste aos novos poderes de Bruxelas.

 

No mês passado, Michel Sapin anunciou que o orçamento do Estado para o próximo ano estará assente num défice orçamental de 4,3%, contra os 3% previamente acordados, e que o défice estrutural, ajustado dos efeitos do ciclo económico e expurgado de medidas extraordinárias, apenas baixará 0,2% do PIB, uma marca igualmente aquém dos 0,8% previstos.

 

A recusa do Governo francês em adoptar medidas adicionais de austeridade leva a que em Bruxelas se admita devolver a proposta de Orçamento a Paris, forçando alterações ao seu conteúdo. Ao conflito com a França poderá juntar-se um outro, com a Itália, que também já anunciou que não faz tensões de cumprir o ritmo de consolidação orçamental.

 

À luz dos novos poderes, desenhados após a crise financeira de 2008, a Comissão Europeia passa a ter capacidade de ditar alterações às propostas de orçamento nacionais antes de eles chegarem aos respectivos Parlamentos.

 

É este teste que a Comissão agora enfrenta, com as fontes europeias a dizerem ao Wall Street Journal que uma atitude mais laxista nesta frente "sinalizaria que a austeridade apenas pode ser imposta a economias mais pequenas como a Grécia e Portugal". 

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia consolidação orçamental França
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio