Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

É "imperativo" convocar eleições antecipadas na Grécia

Segundo o ministro grego da Energia é impossível ao governo liderado pelo Syriza manter-se em funções depois de ter perdido tanto apoio na sua base parlamentar.

Bloomberg
17 de Agosto de 2015 às 16:55
  • ...

A realização de eleições antecipadas na Grécia é um "imperativo" para que se possa garantir estabilidade política no país quando se começar a implementar o novo pacote de austeridade e as medidas de reforma acordadas por Alexis Tsipras a troco de um terceiro resgate europeu. Quem o afirma é Panos Skourletis, novo ministro da Energia.


"As eleições são imperativas para a estabilidade política. Devido aos problemas na maioria (parlamentar) do governo, a situação pode ser chamada de qualquer coisa menos de estável", disse o ministro à TV Skai, citado pelo jornal grego Kathimerini.

Um terço dos deputados do Syriza rebelou-se contra o primeiro-ministro Alexis Tsipras na passada sexta-feira, votando contra ou abstendo-se quando este submeteu ao parlamento o projecto de "memorando de entendimento" onde se descrevem as metas e as medidas que terão de ser seguidas até ao fim de 2018 a troco de um terceiro empréstimo europeu de até 86 mil milhões de euros, que acresce aos 200 mil milhões concedidos desde 2010. O memorando acabou por ser aprovado graças aos votos dos partidos europeístas na oposição, Nova Democracia, Pasok e To Potami. "Não tem precedentes uma tão grande perda de apoio numa maioria parlamentar", sublinhou Skourletis, antigo porta-voz der Tsipras.


Já antes, Dimitris Papadimoulis, deputado do Syriza no Parlamento Europeu, dissera à mesma emissora ser "provável e lógico" que Tsipras apresente rapidamente uma moção de confiança no parlamento, eventualmente ainda nesta semana, antecipando como "altamente provável" a convocação de eleições antecipadas nos próximos meses.

O Pasok e o Nova Democracia já anunciaram que não apoiarão o Governo numa moção de confiança. Em caso de derrota, Tsipras seria obrigado a antecipar eleições.

 

 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Panos Skourletis TV Skai Dimitris Papadimoulis eleições antecipadas moção de confiança Grécia imperativo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio