Notícia
Desemprego em França sobe para 10,8%
O desemprego em França subiu no primeiro trimestre do ano para 10,8%, algo que se tem registado há quase dois anos, de acordo com a agência nacional de estatística francesa.
A agência Insee confirmou que o desemprego em França subiu de 10,5% no último trimestre de 2012 para 10,8% no primeiro trimestre de 2013.
O presidente francês, François Hollande, prometeu reverter o aumento do desemprego até ao final do ano, algo que parece cada vez menos provável. A maioria dos economistas consultados pela Bloomberg acredita que o desemprego apenas começará a baixar no próximo ano.
De acordo com o Eurostat, que elabora os cálculos de forma diferente, o desemprego em França já terá atingido os 11%.
Desde meio de 2011 que o desemprego tem subido em França, mesmo que não se possa comparar com o da vizinha Espanha, apesar do país se mostrar mais reticente que a maioria da Europa no que toca a reformas no mercado de trabalho e a cortes na despesa.
Existem preocupações que o pior ainda esteja para chegar, visto que a economia em França está mais uma vez em recessão, depois do produto interno bruto (PIB) ter diminuído 0,2% no primeiro trimestre do ano.