Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel apoia Juncker para suceder a Barroso

Jean-Claude Juncker, antigo primeiro-ministro do Luxemburgo e ex-presidente do Eurogrupo, será com grande probabilidade o candidato do Partido Popular Europeu à presidência da Comissão Europeia, avança o "Financial Times".

Bloomberg
Negócios 03 de Fevereiro de 2014 às 12:48
  • 9
  • ...

Jean-Claude Juncker, antigo primeiro-ministro do Luxemburgo ao longo de mais de 18 anos consecutivos e ex-presidente do Eurogrupo, é o melhor posicionado para se converter no candidato do Partido Popular Europeu (PPE) a presidente da Comissão Europeia e enfrentar o alemão Martin Schulz, actual presidente do Parlamento Europeu e que será o candidato socialista ao lugar de Durão Barroso.

 

Segundo escreve o "Financial Times", Jean-Claude Juncker recebeu já o apoio dos principais líderes europeus membros do PPE (família partidária em que se inserem o PSD e o CDS-PP), tendo recebido o apoio expresso da chanceler alemã que lhe terá telefonado a desmentir uma notícia de um jornal alemão, segundo a qual Angela Merkel não iria apoiar o até há pouco decano dos líderes europeus.

 

O "Financial Times" cita uma fonte conhecedora do processo que assegura que "a maioria dos líderes da União Europeia, incluindo Merkel, encorajaram – insistiram, até – para que Juncker concorra". "Agora temos de esperar pela conclusão do processo de selecção, mas posso garantir-vos que Juncker está pronto para o trabalho e está pronto para liderar a campanha para a presidência da Comissão", acrescenta a mesma fonte próxima do antigo primeiro-ministro luxemburguês.

 

Pela primeira vez, quase todos os agrupamentos partidários vão lançar-se nas eleições de Maio para o Parlamento Europeu com um candidato a presidente da Comissão Europeia. O mandato de Durão Barroso termina em Novembro e, embora a escolha do seu sucessor permaneça nas mãos dos líderes europeus, pretende-se que, desta feita, o seu nome seja indirectamente sufragado pelo voto dos europeus.

 

O PPE, actualmente a maior família política europeia, deverá anunciar a sua escolha após uma reunião partidária que terá lugar em Dublin, em 6 e 7 de Março. Até agora, tem-se falado de cinco outros potenciais candidatos: os actuais chefes de Governo da Polónia (Donald Tusk), da Finlândia (Jyrki Katainen) e da Irlanda (Enda Kenny), o actual comissário europeu do Mercado Interno, o francês Michel Barnier, e o antigo primeiro-ministro letão Valdis Dombrovskis.

 

A candidatura de Jean-Claude Juncker terá descolado depois Enda Kenny, que era visto como um potencial candidato do PPE, ter saído da corrida.

 

Nos demais grupos políticos, há dois com candidatos já oficializados: o Partido Socialista Europeu (PSE) candidata o alemão Martin Schulz, actual presidente do PE e membro do SPD; o Grupo da Esquerda Unitária, candidata a presidente da Comissão o grego Alexis Tsipras, líder do Syriza.

Ver comentários
Saber mais Juncker Merkel Comissão Europeia presidente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio