Notícia
May queria convencer congéneres mas falou tão rápido que Merkel não percebeu nada
A primeira-ministra chegou à cimeira europeia com a missão de tentar convencer os restantes líderes europeus com uma solução capaz de desbloquear a negociação do Brexit. Contudo, May falou demasiado rápido e, no final da intervenção, a chanceler alemã não tinha percebido nada.
Infrutíferos será o mínimo que se pode dizer dos esforços de Theresa May na cimeira europeia que terminou esta quinta-feira, 18 de Outubro, em Bruxelas.
A primeira-ministra britânica chegou ao jantar de trabalho de ontem na capital belga e tinha 15 minutos para impressionar os restantes 27 líderes europeus com uma solução para o processo negocial do Brexit mas, no final, Theresa May acabou por não conseguir fazer passar a sua mensagem, não pelo conteúdo da mesma mas pela forma.
É que May terá surgido nervosa e terá falado num inglês britânico cerrado e muito rápido, fazendo que com ninguém tenha percebido realmente o que a chefe do governo do Reino Unido pretendia dizer.
A chanceler alemã Angela Merkel, provavelmente a pessoa que May mais quereria convencer, chegou ao final da intervenção sem perceber nada e, segundo três fontes que receberam informações sobre o decurso do jantar, no final terá pedido a Michel Barnier, chefe da equipa europeia responsável por negociar com Londres o Brexit, que lhe explicasse a mensagem da primeira-ministra britânica.
No final da cimeira europeia que terminou esta quinta-feira, os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, respectivamente, disseram que a maior novidade trazida por Theresa May foi a sua linguagem corporal.