Notícia
Governo propôs Pedro Marques e Elisa Ferreira para comissários
Ursula Von der Leyen, a futura presidente da Comissão Europeia, manteve já reuniões informais com os dois candidatos a comissário por Portugal, escreve o Público na sua edição desta quinta-feira.
O ex-ministro Pedro Marques, eleito em maio para o Parlamento Europeu, foi um dos nomes indicados por António Costa para o cargo de comissário europeu. O outro foi o de Elisa Ferreira, atual vice-governadora do Banco de Portugal e que durante cerca de 12 anos, até 2016, foi deputada europeia. A notícia faz a manchete do jornal Público desta quinta-feira, 8 de agosto.
Pedro Marques já era esperado como possível candidato, uma possibilidade repetidamente mencionada na altura das eleições para o Parlamento Europeu, em que foi cabeça de lista, e que o próprio António Costa nunca desmentiu. Será um nome apontado para a tutela da política de coesão e desenvolvimento regional, o pelouro responsável pelo desenho e distribuição dos fundos estruturais europeus essenciais ao investimento público em Portugal.
Já Elisa Ferreira tem currículo mais que comprovado nas áreas económicas, tendo passado pelo comité dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu durante os anos da crise, lembra o Público.
Ursula Von der Leyen pediu aos países que indicassem um nome masculino e outro feminino e Portugal cumpriu. Para já, entre os 18 países que já nomearam candidatos, há 12 homens e seis mulheres.
Pedro Marques e Elisa Ferreira reuniram já informalmente com a futura presidente da Comissão que conta ter a equipa composta até ao final de agosto. O objetivo é assegurar a paridade entre homens e mulheres.