Notícia
Comissário europeu: Decisão está tomada mas anúncio é só esta sexta-feira
O primeiro-ministro tem ainda uma última conversa agendada com Jean Claude Juncker para hoje à noite e por isso o nome do próximo comissário europeu só será anunciado amanhã. Maria Luís Albuquerque é o primeiro nome na lista, o que obrigará a alterações no Executivo.
O nome do próximo comissário europeu será conhecido esta sexta-feira, 1 de Agosto, afirmou ao Negócios fonte oficial do gabinete de Passos Coelho. A decisão está tomada e o anúncio, que deveria ter sido feito ainda hoje, acabou por resvalar um dia porque, de acordo com a mesma fonte, o primeiro-ministro tinha ainda agendada uma última conversa com o novo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Uma conversa que, por razões de agenda de Juncker, a participar num evento público durante a tarde, só poderia decorrer já pela noite.
As conversas com Juncker terão, aliás, acontecido por várias vezes nos dois últimos dias, segundo adiantaram alguns jornais. O nome mais apontado é o da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, sendo que a dúvida estaria no cargo que esta poderia vir a ocupar na futura Comissão Europeia. O "Observador" escrevia ontem à tarde que Pedro Passos Coelho estaria a negociar com Juncker um "cargo de topo", condição imposta pelo primeiro-ministro para prescindir da sua ministra das Finanças. Em cima da mesa, afirmava ainda o "Observador", estaria a vice-presidência, cargo que acumularia com uma pasta da área económica.
O nome de Maria Luís Albuquerque terá mesmo sido apontado pelo próprio Jean-Claude Juncker, que, segundo vários jornais, quereria mais uma mulher na sua equipa, a isso se juntando a boa posição que a ministra portuguesa conseguiu ao nível das instâncias europeias.
Por cá, essa possibilidade não será pacífica. O PS já veio dizer que ministra das Finanças "é o rosto da ‘troika’ em Portugal". Em declarações à Antena 1, Carlos Zorrinho afirmou que há nomes mais indicados, nomeadamente Maria João Rodrigues, do PS, e até Maria da Graça Carvalho, do PSD.
Dentro do Governo, também o CDS-PP terá torcido o nariz à escolha. De acordo com o Expresso, Paulo Portas vê muitos riscos na saída de Maria Luís, considerando que pode dar sinais errados numa altura em que está em preparação o Orçamento do Estado para 2015 e o caso BES continua em crescendo.
Confirmando-se a saída para a Comissão Europeia de Maria Luís Albuquerque, estaria oficialmente aberto o nome do seu sucessor à frente da pasta das Finanças. O gabinete do primeiro-ministro não comenta quaisquer notícias sobre nomes, nem tão pouco se, a haver uma remodelação, esta será conhecida já.