Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Barnier: Ainda não há acordo para o Brexit, "apesar dos esforços intensos"

O responsável da União Europeia pelas negociações com o Reino Unido com vista à saída deste país da região rejeitou que tenha sido alcançado um acordo sobre o Brexit, uma vez que ainda há “questões-chave em aberto”.

Reuters
14 de Outubro de 2018 às 19:28
  • ...

As negociações para o Brexit vão continuar, uma vez que o acordo entre a União Europeia e o Reino Unido ainda não está fechado. Uma das questões mais difíceis está relacionada com a fronteira da Irlanda. 

"Apesar dos esforços intensos, algumas questões chave ainda estão abertas, revelou Michel Barnier, citado pelas agências de informação internacionais. A ausência de consenso sobre as questões em causa impossibilita a concretização de um acordo sobre o Brexit.

 

As declarações surgem depois de terem circulado rumores sobre as duas partes terem chegado a um acordo que desbloqueava o Brexit. Rumores esses que dispararam depois de o ministro britânico do Brexit, Dominic Raab, ter ido a Bruxelas para reuniões negociais com o responsável europeu pelo dossiê, Michel Barnier.

Barnier revelou que a questão em torno da fronteira da Irlanda continiua a ser um sério obstáculo ao não-acordo. A posição europeia consiste na necessidade de um mecanismo de salvaguarda que assegure que a Irlanda do Norte (parte do Reino Unido) continue obrigada a respeitar as regras aduaneiras estipuladas pelo mercado único europeu, isto mesmo que o Reino Unido adopte outro tipo de relação comercial com a União. Note-se que Londres rejeita continuar a respeitar a liberdade de movimento de cidadãos, uma das quatro liberdades de movimentos fundamentais do mercado único que Bruxelas considera indivisíveis (as outras dizem respeito a capitais, bens e serviços).

O responsável europeu pelas negociações salienta que é necessário "evitar-se uma fronteira" entre a Irlanda e o Reino Unido.

 

Do lado do Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May pediu maior flexibilidade relativamente à exigência de Bruxelas respeitante ao chamado "backstop" (o tal mecanismo de salvaguarda) para o problema relacionado com a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. No fundo, trata-se de uma cláusula impeditiva do estabelecimento de controlos rígidos na fronteira entre as duas Irlandas.

Ver comentários
Saber mais Michel Barnier Brexit Reino Unido Dominic Raab Irlanda do Norte Theresa May política União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio