Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS pode cortar rating de Itália

A agência canadiana de notação financeira colocou a classificação da dívida soberana de Itália sob revisão, com implicações negativas, justificando com "uma intensificação de riscos".

35º - Itália. Posição em 2015 (38ª)
05 de Agosto de 2016 às 23:03
  • 2
  • ...

A Dominion Bond Rating Service (DBRS) manteve a classificação da dívida soberana de longo prazo de Itália em "A" (baixo) [qualidade de crédito satisfatória, mas em que os emitentes têm maior probabilidade de serem afectados por condições económicas adversas do que quem está na categoria de AAA e AA], que é o sétimo nível da categoria de investimento na sua escala de ratings.

 

No entanto, deixou pender uma ameaça de corte do rating, já que o colocou sob revisão, com implicações negativas.

 

Se decidir descer a classificação da dívida de longo prazo de Itália em pelo menos um nível, esta passa para "BBB" (alto), patamar em que se considera que a qualidade de crédito é adequada, mas com riscos.

 

"A decisão de rever a notação de Itália fora do calendário pré-anunciado pela DBRS reflecte a convicção da agência de que a incerteza política perante o referendo sobre a reforma constitucional [em Outubro próximo] e face à pressão sobre os bancos italianos, num contexto de recuperação frágil e de um ambiente externo menos favorável, coloca riscos de descida dos ‘ratings’", sublinhou a agência canadiana no relatório a que o Negócios teve acesso.

 

Ao longo do próximo mês, acrescentou a agência, "a DBRS irá avaliar estes riscos e em que medida é que podem afectar adversamente os esforços de Itália para estabilizar a sua dívida pública".

 

No relatório divulgado esta sexta-feira, 5 de Agosto, a DBRS destaca ainda que esta decisão reflecte a intensificação dos receios em várias vertentes de análise da dívida soberana: política monetária e estabilidade financeira, contexto político, e crescimento económico e desempenho.

 

A DBRS é uma das quatro agências de "rating" - a par da Standard & Poor's, Moody's e Fitch - cujas avaliações são consideradas pelo Banco Central Europeu ao aceitar activos como garantia no financiamento que dá aos bancos. 

 

Actualmente, é a única entre as quatro maiores a considerar a dívida de Portugal na categoria de investimento, se bem que esteja no último nível ["BBB" (baixo)].

 

Sublinhe-se que os termos 'alto' e 'baixo' correspondem aos sinais de '+' e '-' atribuídos pelas três maiores agências.

Ver comentários
Saber mais DBRS Itália Rating Service Banco Central Europeu política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio