Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Itália desafia regras da União Bancária

O governo italiano está disposto a ir até onde for preciso para ver o seu plano de financiamento à banca avançar, mesmo que ao arrepio das novas regras da União Bancária, diz o Financial Times.

Reuters
Negócios 04 de Julho de 2016 às 12:13
  • 3
  • ...

O governo italiano está disposto a furar as recém-criadas regras da União Bancária e a agir unilateralmente para recapitalizar a sua banca sem sacrificar os credores privados. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo Financial Times, que cita fontes próximas das negociações que decorrem entre Matteo Renzi e a Comissão Europeia.

 

Segundo o FT, Matteo Renzi colocou em cima da mesa a possibilidade de avançar com um plano de financiamento público ao sector financeiro, caso este venha a ser colocado sob stress financeiro. Ora um plano desta natureza choca de frente com as regras da União Bancária, que desde Janeiro exigem que os credores privados e os depositantes com mais de 100 mil euros sejam convocados a participar das necessidades de financiamento, na hierarquia da procura de soluções.

Uma fonte que o FT descreve estar familiarizada com o pensamento do Governo diz: "Estamos dispostos a fazer o que for preciso para defender os bancos, e não afastamos agir unilateralmente, embora essa seja a opção de ultimo recurso".

A ameaça de Renzi terá feito soar os alarmes entre os reguladores europeus, que receiam que este movimento faça ruir à nascença a credibilidade da União Bancária, diz o Financial Times.

O FT diz que a Itália, por causa do seu frágil sector bancário, é o maior problema da zona Euro, logo a seguir ao Brexit.


Os resultados dos testes de stress serão conhecidos a 31 de Julho, sendo o Monte dei Paschi di Siena
apontado como um dos bancos mais vulneráveis.

Ver comentários
Saber mais União Bancária Itália stress tests Renzi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio