Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Desemprego vai a caminho dos 17% a 17,5%

Especialistas que contribuem para a “reacção dos economistas” do Massa Monetária apontam para uma continua degradação do mercado de trabalho pelo menos por mais um ano. A taxa de desemprego em 2013 está a caminho dos 17% a 17,5%, escrevem.

13 de Fevereiro de 2013 às 19:04
  • 3
  • ...

Os dados do emprego divulgados hoje referentes ao quarto trimestre de 2012 surpreenderam pela negativa. Os 125 mil empregos destruídos em apenas três meses impulsionaram a taxa de desemprego no final do ano para os 16,9% da população activa, e forçaram a revisões em alta nas previsões de desemprego para este ano.

 

Entre os especialistas que contribuem para a “reacção dos economistas” do Massa Monetária, um blogue do Negócios, a convicção é que a degradação do mercado de trabalho vai continuar pelo menos por mais um ano. A taxa de desempreg poderá rondar os 17,5%, bem acima da previsão do Governo e da troika que se fica pelos 16,4%. 

 

Refletindo este agravamento do desemprego superior ao esperado no 4ºT2012, revimos em alta a nossa previsão de taxa de desemprego para 2013, apontando-se agora para um valor em torno dos 17.5% (15.7% em 2012), devendo o pico trimestral máximo ser atingido somente entre o final e o início de 2014.

 

José Miguel Moreira, Montepio

 

A informação do mercado de trabalho é sem dúvida preocupante, na medida em que reflecte perda de capital humano, com impacto negativo no crescimento potencial da economia caso não ocorra uma rápida reconversão e reutilização da mão-de-obra.
 
Paula Carvalho, BPI

 

As empresas estão provavelmente a tentar adequar as suas estruturas laborais num contexto de menor procura, com o objectivo de assegurar a sua sobrevivência.

 

Filipe Garcia, IMF
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio