Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Só um em cada quatro desempregados foi a entrevistas de trabalho

A entrada ou regresso ao mercado de trabalho é cada vez mais difícil. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), apenas 23% dos desempregados foi a uma entrevista de trabalho.

Número de casais com ambos os cônjuges desempregados dispara em Fevereiro
13 de Fevereiro de 2013 às 14:50
  • ...

O inquérito do INE mostra que, das 923,2 mil pessoas que disseram estar à procura de trabalho no quarto trimestre do ano passado, só 211,2 mil chegou à fase de entrevista ou de prestação de algum tipo de prova de emprego (23%). 

 

Entre as outras diligências registadas pelo INE, observa-se que menos de metade dos desempregados contactou um centro de emprego (48%). Os portugueses têm optado por outras alternativas para arranjarem trabalho. Entre elas, 754,4 mil (82%) diz ter contactado uma agência de emprego ou directamente um empregador; e 730,8 mil (79%) afirma ter recorrido a pessoas conhecidas ou sindicatos.

 

Os números do INE mostram um mercado de trabalho cada vez mais fechado, com o desemprego de muito longo prazo - mais de dois anos - a crescer 33% num ano, estando já 332 mil pessoas nessa situação. 

 

No total da população, a taxa de desemprego voltou a atingir um novo máximo histórico nos 16,9%, o que significa que há já mais de 920 mil portugueses estão á procura de trabalho.

Ver comentários
Saber mais desemprego longo prazo trabalho crise economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio