Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

330 mil pessoas procuram trabalho há mais de dois anos

O desemprego de muito longo prazo cresceu mais de 33% no último ano e já representa mais de um terço do desemprego total.

13 de Fevereiro de 2013 às 14:25
  • 1
  • ...

Os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o número de desempregados à procura de trabalho há mais de dois anos aumentou de 249,1 mil para 331,5 mil entre o último trimestre de 2011 e 2012. 

 

O que significa que, uma vez que se fica desempregado, é cada vez mais difícil regressar ao mercado de trabalho. A criação de emprego é muito débil e demora cada vez mais tempo a absorver estes trabalhadores.

 

Se a análise for alargada a todos aqueles que estão sem trabalho há mais de 12 meses - situação classificada como desemprego de longo prazo - observa-se que há já 520 mil pessoas nessa situação. Isto é, 56% do total de população desempregada.

 

A Inquérito ao Emprego, publicado hoje pelo INE, mostra que a taxa de desemprego no último trimestre de 2012 voltou a bater um novo máximo histórico, atingindo os 16,9%. Um aumento de 1,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Portugal já tem mais de 920 mil desempregados.

Ver comentários
Saber mais desemprego longo prazo trabalho crise economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio