Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

40% dos jovens portugueses no mercado de trabalho estão desempregados

Até houve menos desempregados jovens no quarto trimestre, mas como a queda da população activa foi mais expressiva, a taxa de desemprego dos 15 aos 24 anos aumentou. E tocou, mais uma vez, em valores nunca antes vistos desde que há dados.

13 de Fevereiro de 2013 às 12:19
  • 1
  • ...

Num trimestre em que a taxa de desemprego em Portugal chegou a uns inéditos 16,9%, a taxa de desemprego jovem tocou numa barreira nunca antes registada. Os 40%.

 

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 40% da população activa entre 15 e 24 anos estava desempregada nos últimos três meses de 2012. No trimestre anterior, a taxa estava nos 39%. No quarto trimestre de 2011, a taxa de desemprego jovem situava-se nos 35,4%.

 

A taxa de desemprego entre a população jovem no mercado de trabalho aumentou no último trimestre de 2012 apesar de o número de desempregados ter descido no mesmo período. Havia 164,9 mil jovens desempregados no quarto trimestre, menos 5,8% do que no trimestre anterior.

 

Contudo, a população activa dos jovens entre os 15 e os 24 anos deslizou 8,2% no quarto trimestre para as 412 mil pessoas. A redução do universo acabou por conduzir a uma subida da taxa de desemprego jovem, apesar de, em termos absolutos, esse número de desempregados ter resvalado.

 

O valor poderá ser explicado pelo facto de a emigração em Portugal ter vindo a aumentar. São inúmeras as notícias que dão conta da saída de jovens portugueses para países estrangeiros por não encontrarem emprego em Portugal ou pelas perspectivas em relação ao futuro não serem positivas.

 

No quarto trimestre, verificou-se uma descida de 9,7% dos jovens empregados, segundo o gabinete de estatísticas nacional.

 

O valor de 2012 da taxa de desemprego da faixa da população entre os 15 e os 24 anos está estimado, pelo INE, em 37,7%, o que reflecte um agravamento face aos 30,1% do ano anterior.


O Governo português admite que um dos principais desafios que tem de enfrentar é o do desemprego jovem e lançou o programa Impulso Jovem, cujo objectivo é incentivar a criação de emprego nesta faixa da população.

 

A camada mais jovem da população activa tem sido a mais exposta ao desemprego que se verifica em Portugal, mas também em toda a Zona Euro. Mesmo em países com economias mais fortes da união monetária, o desemprego entre os jovens é mais elevado do que na média de toda a sua população activa.

 

Em Portugal, a austeridade empurrou o país para uma contracção económica que tem como consequência a redução dos postos de trabalho e que dificulta a criação de novos empregos, tanto que o investimento público está congelado.

 


Ver comentários
Saber mais jovens desemprego jovem INE Instituto Nacional de Estatística
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio