Notícia
Centros de emprego fecham o ano com mais 10,7 mil desempregados inscritos
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou pelo sexto mês consecutivo. Em dezembro, a subida homóloga foi de 3,5% ou de mais 10,7 mil pessoas face a dezembro do ano anterior, para o número mais elevado em 21 meses.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu em dezembro pelo sexto mês consecutivo e também aumentou 3,5% face ao mesmo período do ano anterior.
Face a período homólogo o aumento foi de 3,5% corresponde a mais 10.654 desempregados, para um total de cerca de 318 mil pessoas inscritas e disponíveis para trabalhar, revelam os dados administrativos divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Trata-se do número mais elevado dos últimos 21 meses, ou seja, desde março de 2022.
Face ao mês anterior, a subida foi de 1,7%, ou seja, mais de 5,3 mil pessoas do que em novembro.
Em dezembro o desemprego registado aumentou em todas as regiões com exceção dos Açores e da Madeira e com destaque para o Alentejo (+9,6%).
Em relação ao mês anterior todas as regiões, com exceção dos Açores, verificaram uma tendência de agravamento, particularmente acentuada no Algarve (+18,4%).
Os números referidos até agora dizem respeito ao número de desempregados no final de cada mês (o chamado "stock").
Notícia atualizada às 10:42 com mais informação. Título corrigido para explicar que são mais 10,7 mil e não 10,6 mil pessoas inscritas no final do mês, face a dezembro de 2022.