Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,6% em novembro

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,6% em novembro, pelo terceiro mês consecutivo, segundo dados divulgados pelo INE. A taxa de desemprego de outubro foi revista em baixa em uma décima.

Subida da taxa de desemprego em um ponto percentual é associada a queda real de salários de 1,2% para quem tem as remunerações mais altas.
Toby Melville/Reuters
  • 3
  • ...
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,6% pelo terceiro mês consecutivo, tendo aumentado uma décima em relação a novembro de 2022, revelam os dados provisórios divulgados esta segunda-feira pelo INE.

Inicialmente, o INE tinha estimado uma taxa de desemprego de 6,7% em outubro, que nos dados definitivos é agora ligeiramente revista em baixa.

Em novembro, segundo dados provisórios, a população empregada de 4,9 milhões de pessoas aumentou face ao mês de outubro (0,2%) e ao mês homólogo.

O número de 348,5 mil desempregados recuou 1,1% em relação a outubro e aumentou 3,4% em relação a novembro de 2022, revela ainda o destaque.

A subutilização do trabalho, um indicador alternativo que soma à população desesempregada o subemprego a tempo parcial (148 mil pessoas) os inativos à procura de emprego mas que não estão disponíveis (28,5 mil) e os inativos disponíveis mas que não procuram emprego (100,5 mil), abrange agora 630 mil pessoas, tendo caído em cadeia e em termos homólogos.

A taxa de subutilização do trabalho também diminuiu 0,2 pontos percentuais, nas duas perspetivas, para 11,6%.

Estes dados são ajustados de sazonalidade, o que significa que descontam as habituais variações sazonais. Se olharmos para os dados não ajustados a taxa de desemprego subiu para 6,8% em outubro tendo voltado a descer para 6,7% em dezembro.

Notícia atualizada pelas 11:37 com mais informação
Ver comentários
Saber mais Emprego desemprego INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio