Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Salários aumentam 2% até Junho

São os dados das remunerações declaradas à Segurança Social, a subir 2% em termos nominais, o que de acordo com o Governo corresponde ao "aumento mais elevado da série".

Pedro Elias/Negócios
  • 1
  • ...
As remunerações base declaradas à Segurança Social estavam a crescer 2% em Junho, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Governo. Trata-se de um aumento de 0,9% em termos reais.

No comunicado que resume as informações do relatório de acompanhamento do salário mínimo, que está a ser debatido em concertação social, o Executivo refere que este aumento é o mais alto da série.

"Em termos globais, a remuneração base declarada à Segurança Social em Portugal alcançou uma média de 922 euros em Junho de 2018", com um aumento nominal de 2%, "o mais elevado da série iniciada em 2012", que se traduz numa subida real de 0,9%, em média.

O Governo diz ainda que o aumento nominal dos salários foi de 4,3% para os que se mantiveram empregados entre 2017 e 2018 (próximo de 3% em termos reais) e de 8,6% para quem mudou de posto de trabalho neste período (7% em termos reais).

"Estes dados apontam para um maior dinamismo salarial em 2018 face ao ano anterior", altura em que as variações comparáveis foram mais baixas.


Peso do salário mínimo recua

No mesmo comunicado, o Governo indica que a percentagem de trabalhadores que recebe o salário mínimo recuou duas décimas, neste caso para 22,3%.

É uma mensagem que o Governo já tinha sublinhado quando saiu o primeiro relatório do ano, altura em que o peso não aumentou.

Contudo, o comunicado não explica quantas pessoas ganham agora o salário mínimo nacional.

Esta é uma questão relevante numa altura em que se decide um novo aumento do salário mínimo nacional, que de acordo com o programa do Governo deverá passar dos actuais 580 euros para 600 euros brutos. 

Não há estudos absolutamente comparáveis mas a informação recolhida pela rede de correspondentes da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e do Trabalho (Eurofound) sugere que Portugal é um dos países onde o salário mínimo mais pesa.
Ver comentários
Saber mais Segurança Social trabalho salários salário mínimo SMN concertação social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio