Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PCP: Governo continua a "fazer demagogia" em torno dos números do desemprego

O PCP acusou hoje o Governo e a maioria parlamentar de continuar a "fazer demagogia" com os números do desemprego em Portugal, sublinhando que Portugal continua "muito acima da média" da zona euro e da União Europeia (UE).

08 de Janeiro de 2014 às 14:09
  • 24
  • ...

"Os partidos da maioria e governo continuam a fazer demagogia em torno destas questões do desemprego que facilmente é desmontada com um olhar sério e honesto sobre a realidade", declarou o líder parlamentar comunista, João Oliveira, em declarações no parlamento no dia em que o Eurostat revelou que a taxa de desemprego em Portugal caiu em Novembro de 2013, pelo nono mês consecutivo, para os 15,5%.

 

O PCP diz que "se todos os desempregados emigrassem ou deixassem de se inscrever nos centros de emprego, o problema para o Governo estava resolvido", já que "deixava de haver estatísticas de desemprego".

 

João Oliveira frisou ainda que os dados do Eurostat "não têm em conta o efeito da emigração" nem as pessoas que saem das listas dos centros de emprego mas não devido a terem encontrado trabalho.

 

Os dados do Eurostat mostram que, apesar de uma das maiores reduções homólogas, de 17% para 15,5% entre Novembro de 2012 e de 2013, Portugal continua a ter a quinta taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, apenas atrás da Grécia (27,4%), da Espanha (26,7%), da Croácia (18,6%) e de Chipre (17,3%).

 

Neste boletim, o Eurostat reviu ainda em ligeira baixa o valor da taxa de desemprego em Portugal para Outubro de 2013 (de 15,7% para 15,6%).

 

Em relação à taxa de desemprego jovem, Portugal registou em Novembro o quinto valor mais elevado (36,8%) entre os países europeus com dados disponíveis, apenas atrás da Espanha, da Grécia, da Croácia e da Itália.

Ver comentários
Saber mais Eurostat João Oliveira Portugal PCP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio