Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zorrinho: Está a criar-se na Europa um "importante movimento alternativo" ao "pensamento único" que levou à crise actual

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que está a criar-se na Europa "um importante movimento alternativo" ao "pensamento único" , neoliberal, que conduziu o continente ao "beco difícil" em que hoje se encontra.

19 de Abril de 2012 às 15:18
  • 11
  • ...
Carlos Zorrinho falava à agência Lusa a partir de Roma, onde se encontra para participar na segunda Conferência de Líderes Parlamentares Progressistas, tendo sido um dos convidados para fazer a sessão de abertura. O secretário-geral do PS, António José Seguro, estará no encerramento, na sexta-feira.

"É um encontro que visa constituir uma base, uma rede, de partidos progressistas à escala europeia, mas também à escala global, para conjuntamente formarem uma resposta às políticas neoliberais que têm vindo a criar tantos problemas em Portugal e também na Europa e no mundo", disse o líder parlamentar do PS.

Carlos Zorrinho acrescentou que, "de alguma maneira, estes partidos aprenderam com o fracasso que foi a tentativa de 'terceira via', que, de certa forma, não se distanciou o suficiente das perspectivas económicas e de mercado, e estão agora à procura de uma outra perspectiva".

"Penso que terá consequências, nomeadamente no funcionamento destes partidos, nos vários países. Eu próprio já falei do posicionamento do Partido Socialista em Portugal em relação ao tratado orçamental [europeu], ou seja, o nosso compromisso com a responsabilidade, mas ao mesmo tempo um compromisso complementar com o crescimento e o emprego. E foi essa mesma a posição expressa aqui pelos líderes parlamentares dos vários partidos presentes da Europa", afirmou.

"Julgo que se está aqui a iniciar, na sequência da reunião [Em Bruxelas de líderes parlamentares de partidos socialistas europeus] da semana passada um importante movimento alternativo ao, digamos, pensamento único que nos conduziu ao beco difícil em que estamos hoje", acrescentou.

Carlos Zorrinho considerou ainda que "o facto de o Partido Socialista português ter sido convidado" para estar na sessão abertura deste encontro de Roma, onde estão presentes "altas personalidades como Elisabeth Guigou [ex-ministra das Finanças francesa] ou Massimo D'Alema [ex-primeiro-ministro italiano]" e de António José Seguro estar presente no encerramento, também ao lado de "altas personalidades" europeias, "mostra bem importância que neste momento as posições do Partido Socialista português têm".

Ver comentários
Saber mais Zorrinho PS líder parlamentar
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio