Notícia
Zona Euro cresceu 0,3% no final do ano
A evolução da economia dos 19 da moeda única ficou em linha com a verificada no trimestre anterior e com o crescimento dos EUA. Portugal teve a nona performance mais baixa entre 25 países considerados.
A economia da Zona Euro progrediu 0,3% nos últimos três meses do ano passado em relação ao trimestre anterior, em que o crescimento em cadeia também tinha sido de 0,3%. Os dados foram divulgados esta terça-feira, 8 de Março, pelo Eurostat e apontam assim para a manutenção do ritmo de evolução da economia na segunda metade do ano.
O desempenho dos 19 da moeda única ficou ligeiramente abaixo do verificado nos países-membros da União Europeia, onde o crescimento médio entre Outubro e Dezembro foi de 0,4%. Em termos homólogos (face ao mesmo período de 2014), o produto interno bruto (PIB) em volume da zona euro cresceu 1,6% e o da UE avançou 1,8%.
Os dois blocos cresceram assim em linha ou acima da maior economia mundial, os EUA, cujo PIB avançou 0,3% em cadeia, abrandando o ritmo de evolução (que no trimestre anterior tinha sido de 0,5%).
Polónia, Roménia, Estónia e Suécia foram os países que registaram maiores crescimentos em cadeia do PIB, superiores a 1%. Os dados não apresentam ainda valores para a Irlanda, Luxemburgo e Malta.
A economia portuguesa registou a nona pior performance (ou a 17.ª melhor entre os 25 países considerados, dependendo da leitura da escala), com um crescimento em cadeia de 0,2% e homólogo de 1,3%.
De acordo com os dados do INE, a economia portuguesa viria a encerrar o ano passado com um crescimento de 1,5% puxada pelo consumo e exportações, naquele que foi o melhor desempenho desde 2010.