Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crescimento da actividade privada na Zona Euro em mínimos de mais de um ano

O crescimento abrandou na Alemanha, Itália, Espanha e Irlanda, enquanto França registou uma contracção pela primeira vez desde Janeiro de 2015.

Reuters
Negócios 03 de Março de 2016 às 10:09
  • 1
  • ...

O crescimento da actividade do sector privado na Zona Euro abrandou, em Fevereiro, para o ritmo mais lento desde Janeiro de 2015.

O índice PMI Compósito, da Markit Economics, caiu para 53 pontos, em Fevereiro – a leitura mais baixa desde o início do ano passado, mas acima da anterior estimativa que apontava para 52,7 pontos. Valores acima dos 50 pontos indicam crescimento, e abaixo dos 50 pontos, contracção.

Os índices que medem o crescimento da produção desaceleraram tanto na indústria (para mínimos de 12 meses) como nos serviços (mínimos de 13 meses). O crescimento abrandou na Alemanha, Itália, Espanha e Irlanda, enquanto França registou uma contracção pela primeira vez desde Janeiro de 2015.

"Os dados reforçam a perspectiva de o crescimento económico se deteriorar ainda mais, em comparação com o ritmo já lento do ano passado, quando o PIB cresceu apenas 0,3%. Alemanha e Itália registaram a expansão mais lenta dos últimos cinco meses, enquanto Espanha registou o pior crescimento em 14 meses", refere Chris Williamson, economista-chefe da Markit Economics, citado em comunicado.

No entanto, sublinha, o responsável, "é França que continua a ser o elo mais fraco, com a actividade de negócios a cair pela primeira vez em pouco mais de um ano". 

Ver comentários
Saber mais Zona Euro Markit Economics Alemanha Itália Espanha Irlanda França economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio