Notícia
Vendas de casas novas nos EUA descem 10,9% em Janeiro
As vendas de casa novas nos Estados Unidos (EUA) desceram 10,9% em Janeiro, para um ritmo anual de 921 mil habitações, num novo indício de abrandamento da maior economia mundial, anunciou hoje o...
O recuo registado no primeiro mês do corrente ano surgiu depois deste indicador ter atingido um máximo histórico em Dezembro, ao situar-se nos 1,03 milhões de unidades.
As vendas de casas novas continuaram acima do nível verificado em 1999, o melhor ano de sempre do sector da construção, quando foram vendidas 907 mil habitações.
Os números de hoje indiciam que o sector da construção começa a reflectir o abrandamento económico dos EUA, depois de ontem uma associação do sector ter avançado que as vendas de casas usadas caíram 6,6% em Janeiro, para um ritmo anual de 4,65 milhões.
O índice de confiança dos consumidores norte-americanos situou-se nos 106,8 pontos em Fevereiro, depois de em Janeiro ter atingido os 115,7 pontos, recuando para o nível mais baixo dos últimos quatro anos, anunciou hoje o «Conference Board».
Os últimos dados sobre a evolução da economia dos EUA poderão levar a reserva Federal (FED) a decretar novas descidas das taxas de juro, na tentativa de travar a perda de ritmo da economia norte-americana.
Em Janeiro, o FED baixou a sua principal taxa de juro em 100 pontos base para os actuais 5,50%, naquele que foi o maior corte no custo do dinheiro desde 1984, nos Estados Unidos.