Notícia
Taxa de desemprego mantém-se. Taxa de desemprego jovem sobe para 21,6%
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,4% em setembro, apesar do crescimento do emprego e do desemprego. Taxa de desemprego jovem sobe para 21,6%.
A taxa de desemprego manteve-se nos 6,4% em setembro, um valor idêntico ao do mês anterior e duas décimas abaixo do que era registado há um ano, revela a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Esta estabilização da taxa de desemprego ocorre apesar do aumento da população empregada, que subiu tanto em relação ao mês anterior (0,3%) como em termos homólogos (1,6%).
Paralelamente, o número de desempregados também subiu face a agosto (1,7%), caindo no entanto em termos homólogos (-1,2%). De acordo com estes dados ajustados de sazonalidade, havia em setembro 351,9 mil pessoas desempregadas e disponíveis para trabalhar.
Quanto aos jovens entre os 16 e os 24 anos, apesar de uma muito ligeira subida do emprego, o número de desempregados subiu mais de agosto para setembro, situando-se agora nas 81,5 mil pessoas.
A taxa de desemprego jovem, que tem sido muito focada pelo Governo nas suas intervenções sobre mercado de trabalho, subiu 1,5 pontos percentuais de agosto para setembro, para 21,6%.
Esta taxa de desemprego jovem fica no entanto abaixo do que era registado há um ano (22%).
Os dados destacados nas estatísticas mensais pelo INE são ajustados de sazonalidade, o que significa que descontam as habituais descidas sazonais. Em dados não ajustados a taxa de desemprego sobe três décimas de agosto para setembro (para os mesmos 6,4%).
Por outro lado, as estimativas relativas a setembro são provisórias e ainda podem ser revistas.
Notícia atualizada às 12:15 com mais informação.