Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trichet diz que subida do euro «não é bem-vinda»

O avanço que o euro registou nas últimas semanas face ao dólar está a preocupar o Banco Central Europeu. O líder da instituição, Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que esta valorização «não é bem-vinda» e disse que os movimentos nas taxas de juro «tendem a

08 de Novembro de 2004 às 13:03
  • ...

O avanço que o euro registou nas últimas semanas face ao dólar está a preocupar o Banco Central Europeu. O líder da instituição, Jean-Claude Trichet, afirmou hoje que esta valorização «não é bem-vinda» e disse que os movimentos nas taxas de juro «tendem a ser brutais».

As declarações do presidente do BCE levaram o euro a recuar face ao dólar, depois da moeda ter estabelecido hoje um novo máximo histórico nos 1,2987 dólares. Na sexta-feira, o presidente alemão, Gerhard Schroeder, contribuiu para o avanço da moeda ao dizer que a valorização face ao dólar não era «dramática», mas hoje Jean-Claude Trichet procurou abrandar os ganhos da divisa europeia.

«Só posso dizer que os recentes movimentos, que têm tendência a ser brutais, nos mercados cambiais entre o euro e o dólar não são bem-vindos no ponto de vista do BCE», disse Trichet numa conferência de imprensa após um encontro do G-10 (grupo das dez maiores economias mundiais) na Suíça.

Em relação ao preço do petróleo, que tem sido outra das preocupações do BCE, Jean-Claude Trichet afirmou que a recente descida dos preços é «encorajadora» para a evolução das economias mundiais.

«Quando mais pudermos observar este alívio no mercado petrolífero, melhor será para a economia global», disse.

Apesar deste alívio no mercado petrolífero, para 2005 Trichet disse que o G-10 espera «um ligeiro abrandamento das economias», acrescentando que a recuperação económica se «mantém bastante estável, e portanto continua com dinamismo».

«Talvez este ano tenha sido excepcionalmente dinâmico, e daqui passe para níveis mais sustentáveis a longo prazo. Este ano será provavelmente um dos mais dinâmicos dos últimos 30 anos».

O euro [EUR] seguia a cair 0,17% para 1,2942 dólares.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio