Notícia
SEF desconvoca greve após compromisso do Governo na contratação de 100 inspectores
A greve agendada para quinta e sexta-feira nos aeroportos nacionais foi desconvocada depois do aproximar de posições com o Governo que, através do Ministério das Finanças, deu autorização para a contratação de 100 novos inspectores.
A greve do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) agendada para a próxima quinta e sexta-feira, 24 e 25 de Agosto, que se repercutiria nos aeroportos nacionais, em especial no funcionamento do aeroporto de Lisboa, foi desconvocada na tarde desta quarta-feira, 23 de Agosto.
Em comunicado enviado às redacção, o Ministério da Administração Interna refere que depois da reunião hoje realizada com o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF, "foi possível aproximar as posições do Governo e daquele Sindicato, pelo que a greve anunciada será desconvocada".
"O Sindicato entendeu os esforços realizados no sentido de reforçar os recursos humanos do SEF, nomeadamente através da autorização, hoje concedida pelo Ministério das Finanças, para a abertura de um procedimento concursal com vista ao recrutamento externo de 100 novos inspectores, que acresce ao concurso interno que já permitiu este ano dotar o SEF de 45 novos inspectores". pode ler-se na nota enviada às redacções.
O Governo acrescenta que além dos 100 inspectores a contratar através de concurso externo, o SEF será dotado com mais 135 inspectores mediante concursos internos. Assim, no total "o SEF vai ver reforçado o seu quadro de pessoal" com 235 novos inspectores, explicita o Executivo socialista.
"O Ministério da Administração Interna continuará a diligenciar no sentido de reforçar os recursos do SEF para o cumprimento das suas missões, nomeadamente o controlo de fronteiras, a documentação de estrangeiros e a investigação criminal", adianta ainda o Governo no citado comunicado.
Na terça-feira, a ANA (Aeroportos de Portugal) lançou um alerta aos passageiros com viagem marcada para os dois dias de greve avisando para perturbações que exigiriam a chegada ao aeroporto com pelo menos com quatro horas de antecedência relativamente ao horário dos respectivos voos com destino externos à União Europeia.
(Notícia actualizada às 19:44)