Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble acredita que a crise do euro pode ser gerida

O ministro das Finanças da Alemanha discorda da ideia de que a crise do euro pode ser "mortífera" para a união monetária e está "confiante" de que esta pode ser gerida.

16 de Abril de 2012 às 20:13
  • 4
  • ...
Wolfgang Schäuble disse que a especulação nos mercados financeiros “tem de ser mantida dentro de limites” e afirmou discordar com o investidor George Soros que, na semana passada, escreveu um artigo no “Financial Times a atacar as políticas do euro.

Para o responsável alemão, e ao contrário do que disse Soros, a crise da moeda única não se encontra num periodo potencialmente “mortífero” e pode ser gerida.

Os instrumentos de protecção do risco de contágio entre países da Zona Euro “não vão resolver o problema” da união monetária. A dívida e a falta de competitividade que estão por detrás do problema é que têm de ser atacadas, defendeu Schäuble.

O ministro das Finanças da maior economia da Europa disse ainda que “vai chegar” um imposto sobre os mercados financeiros. “Eu aceitaria apostar nisso”, disse.

George Soros publicou um artigo de opinião no “Financial Times” da última quinta-feira, 12 de Abril, em que defendeu que a crise europeia “entrou numa fase menos volátil mas mais letal” para o projecto comum europeu.

Para o investidor, o compacto orçamental vai levar os países para uma “armadilha deflacionista de redução da dívida com consequências potencialmente catastróficas”. Algo que só pode ser evitado se for “reconhecido que existe algum errado com as regras do euro”.

Ver comentários
Saber mais Schäuble economia crescimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio