Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Recessão no Japão agrava-se em Outubro com quebra da produção e do consumo

A recessão da economia japonesa aprofundou-se no último mês, com o país a ser penalizado pelo corte de produção por parte das empresas e pelo menor ritmo de consumo.

28 de Novembro de 2008 às 07:54
  • 1
  • ...
A recessão da economia japonesa aprofundou-se no último mês, com o país a ser penalizado pelo corte de produção por parte das empresas e pelo menor ritmo de consumo.

De acordo com os dados divulgados pela agência Bloomberg, que cita o ministério do Comércio nipónico, a produção das indústrias recuou 3,1% em Outubro, face a Setembro, período em que cresceu 1,1%. Já o ritmo de consumo no mês passado desceu 3,1%, pela oitava vez consecutiva.

As companhias questionadas pelo departamento do Comércio adiantaram que prevêem o maior corte da produção em 35 anos, à medida que a procura cai, pressionada pela maior crise económica desde a Grande Depressão.

São várias as companhias que informaram que vão cortar a produção. A Sharp Corp avançou que vai produzir menos televisões e despedir trabalhadores, enquanto a Toyota Motor vai dispensar metade dos seus trabalhadores temporários e a Canon adiou a construção de uma fábrica com um investimento de 100 mil milhões de ienes no sudeste do Japão.

O Ministério do Comércio japonês adiantou que as empresas do país planeiam reduzir em 6,4% a sua produção este mês, o valor mais alto desde que a pesquisa começou a ser feita em 197.

A economia japonesa contraiu no terceiro trimestre do ano, entrando na primeira recessão económica desde 2001.

As exportações do país asiático caíram 7,7% no mês passado, o valor mais alto em sete anos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio