Notícia
Poupanças das famílias portuguesas em máximos de seis meses
As poupanças das famílias portuguesas continuam a aumentar, tendo atingido em Agosto o valor mais alto desde Fevereiro de 2015. Este indicador fixou-se no mês passado nos 77,0 pontos, mais 0,9 pontos do que em Julho deste ano.
De acordo com os dados da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e da Universidade Católica, o indicador de poupança fixou-se nos 77,0 pontos no mês passado, um aumento de 0,9 pontos comparativamente a Julho deste ano.
Este indicador tem vindo a aumentar gradualmente desde Maio, altura em que inverteu a tendência de queda registada entre Fevereiro e Abril.
Apesar de ter aumentado em Agosto, o facto é que este continua abaixo dos valores registados Setembro de 2014 (80,9 pontos) e Fevereiro de 2015 (80,1).
A tendência de poupança das famílias portuguesas "entrou em território negativo em meados de 2012, embora continue desde essa data muito próxima de zero", diz este relatório, acrescentado que isto "exprime que, em média, a tendência da poupança das famílias tem diminuído muito ligeiramente, em % do PIB, desde essa data".