Notícia
Indicador de poupança das famílias recua pelo segundo mês consecutivo em Março
O indicador recuou oito pontos e caiu pelo segundo mês consecutivo. A descida foi "motivada por uma forte diminuição da poupança corrente no quarto trimestre de 2014 e de uma revisão em alta do PIB nominal do primeiro trimestre deste ano", segundo a Católica.
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica desceu pelo segundo mês consecutivo em Março. O indicador caiu dos 87,9 pontos para 79,8 pontos entre Fevereiro e Março, recuando assim para níveis de Junho passado.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira, 16 de Abril, pela Universidade Católica Portuguesa.
Esta descida foi "motivada por uma forte diminuição da poupança corrente no quarto trimestre de 2014 e de uma revisão em alta do PIB nominal do primeiro trimestre deste ano", diz a Católica.
Segundo o comunicado, a diminuição da poupança corrente sobre o PIB altera substancialmente a tendência deste indicador, contribuindo para a sua diminuição.
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas por percentagem do produto interno bruto (PIB), corrigida da sazonalidade.