Notícia
Indicador de poupança das famílias sobe pela primeira vez desde Janeiro
O indicador de poupança das famílias da APFIPP/Universidade Católica subiu dois pontos em Maio, após três meses consecutivos a recuar. Apesar da subida, o valor continua abaixo da média de 2014.
A poupança das famílias portuguesas aumentou em Maio, de acordo com a Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP) e a Universidade Católica. O indicador de poupança da APFIPP/Universidade Católica subiu de 77,0 em Abril para 79,0 em Maio.
Esta subida de 2 pontos no indicador é a primeira registada desde Janeiro de 2015, após três meses consecutivos a cair. Contudo, o valor continua abaixo da média de 2014, refere o comunicado publicado esta quarta-feira.
A alteração não tem um impacto significativo na tendência de poupança, em termos de variação trimestral, indicando que "em média, a tendência de poupança das famílias praticamente não tem variado, em percentagem do produto interno bruto (PIB), desde o final de 2013", realça a Universidade Católica.
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica, divulgado mensalmente, procura antecipar a evolução da taxa de poupança das famílias portuguesas por percentagem do produto interno bruto (PIB), corrigida da sazonalidade.