Notícia
Petróleo desce com expectativas de manutenção de produção da OPEP
O preço do petróleo descia 1,25% em Londres, com os mercados a aguardarem a manutenção das quotas de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), na próxima reunião do cartel, que se realiza em Março.
O barril de «brent», ou petróleo do Mar do Norte, cotava nos 25,19 dólares (27,63 euros ou 5.539 escudos) no mercado à vista de Londres, enquanto o preço do petróleo para entrega em Abril recuava 0,73% para os 25,92 dólares (28,43 euros ou 5.699 escudos).
Em Nova Iorque, o preço do barril de crude para entrega em Abril desvalorizava 1,02% para os 28,13 dólares (30,86 euros ou 6.186 escudos).
Os mercados aguardam a manutenção dos actuais níveis de produção por parte da OPEP, depois da sua reunião de 16 de Março, depois de, na última sexta-feira, o venezuelano Ali Rodriguez, secretário-geral da organização, ter afirmado que era pouco provável uma redução das quotas caso os preços do petróleo se mantivessem nos níveis actuais.
Na sua última reunião, realizada a 17 de Janeiro, a OPEP diminuiu as suas quotas em cerca de 1,5 milhões de barris diários, na tentativa de evitar a descida dos preços dos combustíveis, devido ao final do Inverno e ao abrandamento da economia norte-americana, que deverá levar a uma descida do consumo na indústria.
A OPEP é responsável por cerca de 40% da produção de petróleo a nível mundial.