Notícia
Parlamento grego dá voto de confiança ao governo de Alexis Tsipras
O parlamento grego aprovou na noite de quarta-feira um voto de confiança ao Governo de Alexis Tsipras, habilitando-o a aplicar as medidas de poupança e reformas prometidas aos credores em troca de auxílio financeiro.
A equipa governamental, que alia o Syriza de Tsipras à direita nacionalista (Anel) de Panos Kammenos, conseguiu a totalidade dos seus votos, registando a confiança de 155 deputados em 300.
Toda a oposição, dos neonazis da Aurora Dourada aos socialistas do PASOK e aos comunistas do KKE, votou 'não'.
O rival de direita de Tsipras, o conservador Vangelis Meimarakis, justificou a desconfiança acusando o primeiro-ministro de "escroqueria política" e de ter agravado a situação económica do país.
A votação concluiu três dias de debate sem que estivesse em causa algo relevante, uma vez que o programa do novo governo foi definido pelo acordo concluído em 13 de Julho entre Tsipras e os seus credores internacionais – UE e FMI – para evitar que a Grécia saísse da Zona Euro.
Recorde-se que Tsipras foi reeleito nas eleições do passado dia 20 de Setembro, tendo apresentado ao Parlamento grego – na noite de segunda-feira, 5 de Outubro – as grandes linhas do seu programa de Governo para os próximos quatro anos. Traçou também metas orçamentais para os próximos 15 meses, detalhando algumas medidas que constarão do Orçamento para 2016 e do Rectificativo que apresentará ainda para este ano.
A aprovação de ambos é necessária para a libertação progressiva do empréstimo europeu de 86 mil milhões de euros que Tsipras pediu no Verão para garantir que o Estado grego terá meios para pagar as suas contas até 2018.