Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP pode discutir novo aumento de produção na próxima semana

Os preços do petróleo voltaram a tocar novos máximos na sessão de hoje, com o crude a ultrapassar a fasquia dos 57 dólares por barril e o «brent» a negociar acima dos 55 dólares. Perante este cenário a Organização de Países Exportadores de Petróleo prepar

17 de Março de 2005 às 10:07
  • ...

Os preços do petróleo voltaram a tocar novos máximos na sessão de hoje, com o crude a ultrapassar a fasquia dos 57 dólares por barril e o «brent» a negociar acima dos 55 dólares. Perante este cenário a Organização de Países Exportadores de Petróleo prepara um novo aumento de produção.

O presidente da OPEP, Ahmad al-Fahd al-Sabah, anunciou que caso os preços mantenham esta tendência de subida, o cartel poderá começar na próxima semana a discutir um novo aumento de produção, depois de ontem ter dito que irá subir os fornecimentos em 500 mil barris diários.

«Pensamos que existe oferta suficiente no mercado, mas mesmo que um novo aumento de 500 mil barris signifique um excesso de oferta, nós tomaremos a decisão. É a nossa parte para partilhar a responsabilidade pelos preços do petróleo», referiu o dirigente.

O aumento de produção da OPEP anunciado esta semana acabou por não ter o impacto desejado uma vez que no mesmo dia foi noticiado que as reservas de petróleo dos EUA recuaram mais do que o esperado na última semana, despertando receios de que a oferta não seja suficiente para corresponder à procura.

O «brent» [CO1] seguia a ganhar 1,17% para os 55,52 dólares e o crude [CL1] sobe 0,97% para 57,03 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio