Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nobel da Economia premeia estudos sobre causa e efeito (act.)

O Prémio para as Ciência Económicas em Memória de Alfred Nobel foi entregue a Thomas J. Sargent e Christopher A. Sims "pela sua pesquisa empírica sobre causa e efeito".

10 de Outubro de 2011 às 12:24
  • ...
O Prémio para as Ciências Económics em Memória de Alfred Nobel foi atribuído a dois académicos norte-americanos.

O seu trabalho, que foi conduzido nas décadas de 1970 e 1980, foi desenvolvido de forma independente mas adoptado pelos dois académicos e pela restante comunidade ciêntifica, refere o "site" do Prémio Nobel.

Thomas J. Sargeant é professor da Universidade de Princeton e Christopher A. Sims pertence à Universidade de Nova Iorque. Ambos são norte-americanos.

O estudo dos dois académicos incide sobre as relações de causa e efeito e é particularmente relevante para as ciências económicas, explicaram os membros do comité para a atribuição do prémio em Memória do Alfred Nobel.

“Como são o PIB e a inflação afectados por um aumento temporário na taxa de juro, ou uma redução dos impostos? O que acontece se os bancos centrais fizerem alterações permanentes à sua meta para a inflação, ou se um governo alterar o seu objectivo para o equilíbrio orçamental?”

Estas são perguntas recorrentes no estudo da economia. O trabalho desenvolvido pelos dois laureados deste ano tem ajudado economistas e académicos a identificar “a relação causal entre a política fiscal e diferentes variáveis macroeconómicas, como o PIB, a inflação, o emprego e o investimento”, explica o comunicado de imprensa publicado no “site” oficial do Prémio Nobel.

“Os métodos dos Laureados podem ser aplicados para identificar estas relações causais e explicam o papel das expectativas”, tanto na economia, como na política económica. “Isto torna possível determinar os efeitos de medidas de políticas económicas inesperadas, bem como o de alterações à política sistemática”, elabora o documento.

Prémio Sveriges Riksbank para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel

Aquele que é conhecido como Prémio Nobel da Economia é na verdade o Prémio em Memória de Nobel para as Ciências Económicas por, ao contrário dos restantes prémios, não ter sido consagrado por Alfred Nobel em testamento, mas sim criado pelo Banco Central da Suécia (Sveriges Riksbank).

O seu nome oficial é Prémio Sveriges Riksbank para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel. O Comité Nobel é que nomeia os laureados com o prémio em Economia.

Ver comentários
Saber mais economia Nobel académico academia universidade Princeton Nova Iorque
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio